Afta: entenda tudo sobre esse grande incômodo na boca

As feridas na boca são muito comuns de acontecer e elas podem causar muito incômodo na hora de comer ou falar. A lesão bucal mais comum é a afta, que também é conhecida como úlcera oral ou estomatite aftosa, que pode aparecer com frequência – conforme o organismo.

A afta é uma lesão benigna e superficial. Normalmente se apresenta em tamanho pequeno e pode aparecer em uma forma única ou múltipla. Ao contrário do que muitos pensam, a úlcera oral não pode ser transmitida. 

Geralmente, as aftas aparecem na área interna das bochechas, na língua ou abaixo dela. 

Existem dois tipos de úlcera oral principais, a minor – mais frequente, presente em 90% dos casos – que tem o tamanho entre dois e oito milímetros e dura até duas semanas; e a major, que mede um centímetro ou mais e pode durar até dois meses 

Os sintomas mais frequentes quando se tem afta são:

  • Ardência;
  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Dor.

É importante ressaltar que as aftas são mais comuns entre as mulheres e 30% das pessoas que apresentaram a úlcera bucal, tiveram casos na família e, por isso, não descarta-se a associação genética ao mesmo tempo de considerar o ambiente semelhante entre os familiares. 

O que causa a afta?

Ainda não se sabe ao certo o que causa as aftas, porém existem alguns fatores que podem estar relacionados ao seu aparecimento e a facilidade de manifestar esse problema, como acidentes ou a escovação inadequada. 

Fora isso, a falta de um bom sistema imunológico, a falta de vitamina B12, alergia à bactérias bucais, doenças inflamatórias do sistema digestivo, alimentação, distúrbios gastrointestinais, desequilíbrio hormonal e até a saúde emocional podem contribuir para o surgimento das aftas. 

Os especialistas, ainda, fazem questão de reforçar que o surgimento das aftas não está ligado ao vírus da herpes.

Inclusive, é comum o aparecimento de aftas ao colocar um aparelho ortodôntico, porque acabam ocorrendo pequenos traumas devido ao atrito entre o aparelho e a mucosa bucal. 

No entanto, mesmo com o incômodo, não é recomendado parar de escovar os dentes, para que não haja a proliferação de bactérias e um problema ainda maior aconteça.

Portanto, o indicado é procurar um dentista para averiguar formas de tratamento e orientações quanto a higienização, evitando infecções. O mesmo vale para quem utiliza o aparelho móvel.

Outro cuidado que também precisa ser adotado é quando se coloca uma prótese, pois o seu mau posicionamento pode ocasionar no surgimento de aftas. 

Nesse caso, o paciente deve relatar ao profissional para que ele faça a readequação da prótese, do mesmo modo que é crucial procurar uma boa clínica para realizar o tratamento, evitando problemas.

Assim, consegue-se evitar o surgimento das úlceras bucais e aproveitar melhor o implante dentário

Como tratar

De modo geral, as aftas desaparecem sozinhas, após alguns dias. Apesar disso, existem duas formas de tratar as aftas: com procedimentos feitos em casa ou com acompanhamento e intervenções médicas. 

Em casos de úlceras bucais grandes, o profissional deve ser consultado para realizar o diagnóstico e tratamento adequado.

O método caseiro consiste em fazer bochechos com soluções, como sal ou bicarbonato de sódio com água, ou mesmo com orientações profissionais com o uso de medicamentos.

Outra forma caseira de tratar as aftas pequenas é diluir uma pequena quantidade de água oxigenada na água e aplicar com um cotonete no local exato da afta.

Sobre os tratamentos médicos, eles irão realizar procedimentos que aceleram a cicatrização, podendo haver um “pós-cirúrgico” com a aplicação de pomadas na área afetada para reduzir a dor e risco de inflamação.

Assim como ocorre no procedimento de clareamento dental feito em consultório, o tratamento de afta também pode demandar o uso do laser de baixa potência, para resultados mais rápidos. O procedimento é conhecido como laserterapia. 

Prevenção

Assim como a maioria das doenças bucais, a forma mais prática de cuidar de uma doença bucal é a partir da higienização. Ou seja, manter as práticas de escovação, junto ao uso do fio e enxaguante bucal.

Além disso, a ida frequente ao consultório odontológico é crucial para a saúde bucal e identificar os problemas antes de eles se manifestarem.

Outro meio é investir em um cardápio balanceado e nutritivo. Para isso, especialistas recomendam o consumo de fontes de vitaminas B, C e ferro, como folhas verdes escura, para corrigir possíveis problemas gástricos que propiciam o surgimento das aftas.

Com uma boa alimentação e práticas de higiene bucal adequadas, uma pessoa consegue não só prevenir doenças bucais e ter uma boca saudável, como também garante um belo sorriso, favorecendo o uso e a vida útil de demais procedimentos, como a lente de contato dental.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Mulher foto criado por senivpetro – br.freepik.com

Redação - Hans Misfeldt

Tutube® foi fundado em 2008 pelo jornalista Hans Misfeldt. O site segue até hoje cobrindo o mundo da televisão, em especial Record e SBT. Acompanhe as notícias da TV no site Tutube® e o resumo das novelas. "Tutube", bem como sua logo, é uma marca registrada ® em nome de BMX3 COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. Todos os direitos reservados.