Heaven Delhaye ensina a fazer Torta Francesa de Maça-verde

A chef de cozinha deixou a tradicional receita da França mais fácil de preparar

 

Heaven Delhaye – Foto: Divulgação / MF Models Assessoria
Heaven Delhaye – Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

 

A apresentadora e chef de cozinha Heaven Delhaye deixou a receita tradicional de Torta Francesa de maça, a Tarde Tatin, ainda mais fácil de preparar. O resultado é um doce super crocante e saboroso.

Diz a lenda que a famosa torta francesa nasceu pelas irmãs Tatin, chefs particulares que trabalhavam numa grande casa de família. Quando uma delas irmãs foi tirar a sobremesa do forno, por um descuido ela deixou a torta toda cair ao chão. Desesperada com a ideia de não ter nada doce para servir aquele dia, ela não teve dúvida, pegou a Torta que havia caído de cabeça para baixo no chão e serviu ele assim mesmo.

Na época, tortas sempre eram servidas com a crosta por cima do recheio, neste caso de maça, então na hora que a torta chegou a mesa todos ficaram imensamente curiosos com esta nova criação das irmãs chefs que serviram a torta com a massa por baixo e as maças carameladas expostas e por cima, e para o grande alivio das irmãs, conta a lenda que esta torta foi logo um grande sucesso.  Deste erro saiu um grande clássico da culinária francesa!

INGREDIENTES

– 10 maçãs-verde descascadas e cortadas em quatro

– 120g de manteiga sem sal

– 1 xícara de açúcar branco

– 1 pitada de canela em pó

– 1 pacote de massa folhada grossa (você encontra essa massa pronta para comprar em todos os melhores supermercados)

– farinha de trigo (para polvilhar)

MODO DE PREPARO

Descasque as maçãs-verde e corte em 4 pedaços iguais.
Dica: Para fazer uma boa ‘Tarte Tatin’ é preciso uma frigideira grande, com antiaderência e cabo de metal que possa ir ao forno. Assim, as maçãs não correm o risco de grudar no fundo da panela.
Após descascar as frutas, coloque a frigideira no fogo e acrescente a manteiga até o derretimento total.
Acrescente o açúcar e deixe ele se derreter dentro da manteiga ate começar a formar um caramelo, mas ainda com a cor bem branca. Coloque agora os pedaços de maçã com a parte de fora viradas para baixo, fazendo um formato de flor pensando sempre na apresentação do prato, começando primeiro com a camada de fora depois a de dentro e enchendo a frigideira toda com as maças.
Numa superfície grande e lisa, polvilhar com farinha de trigo, e por cima coloque a massa folhada (isso ajuda para a massa não colar quando você for abrir ela) com um pouco de farinha de trigo por cima da massa em si, abra ela com um rolo de massa ate pegar o tamanho do topo da sua frigideira.
Quando as maçãs começarem a cheirar e você ver que começaram a dourar nas bordas da frigideira (cerca de 20 minutos), apague o fogo, salpique com um toque de canela e pó, e cubra com a massa folhada, dobrando as sobras da massa para dentro da frigideira. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de meia hora.
Nesse tempo as maças vão acabar de cozinhar e ficar bem douradas a massa folhada irá inflar, dourar e ficar super crocante, isso feito, retire do forno.

Dica: O importante é desinformar a torta enquanto ela ainda estiver quente por que se não, o caramelo esfria e vai fazer a torta colar na frigideira, se isso acontecer será impossível desinformar mais tarde sem destruir a torta toda. Torta saindo do forno, pegue um prato maior que a borda da panela, coloque por cima e com cuidado e coragem vire a torta de uma só vez sobre o prato.

E é isso, pode servir quente, morno ou frio, com nata ou ate um sorvete de creme como acompanhamento! Aproveite…. E bom apetite…

 

Heaven Delhaye – Foto: Divulgação / MF Models Assessoria
Heaven Delhaye – Foto: Divulgação / MF Models Assessoria