Panquecas de abóbora e quinoa (Sem glutem e sem lactose)

Adoro quando chega o fim de semana e eu tenho um pouco mais de tempo para dormir, relaxar e fazer as minhas comidas favoritas, e realmente aproveitar o dia sem pressa.

Heaven Delhaye – Foto: Divulgação / MF Models Assessoria
Heaven Delhaye – Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

E quando é assim no café da manha quero comer algo bem gostoso, mas não quero sentir que estou chutando completamente o pau da barraca e estragando todo meu trabalho de academia da semana. Risos. Então uma das receitas que fica no topo da minha lista são estas panquecas aqui. Deliciosas, super saudáveis pois não tem glúten nem lactose, só usa óleo de coco que faz muito bem para a saúde e tem um sabor maravilhoso da abobora e especiarias… Tudo que poderíamos querer num sábado ou domingo de manha e tudo isso com pouco trabalho! Aproveitem e bom apetite.

 

INGREDIENTES P/ 2 pessoas 

 

– 1 xicara de purê de abóbora paulista  

– 3 ovos 

– 2 colheres de chá rasas de óleo de coco 

– 1 colher de sopa de mel 

– 1 colher de sopa de essência de baunilha 

– 2 colheres de sopa bem cheias de Quinoa vermelha em flocos ( pode ser substituída por quinoa em flocos branca também ) 

– 1 pitada de Canela em pó 

– 1 pitada de Gengibre moído 

 

MODO DE PREPARO 

 

Cozinhe a abóbora paulista em agua ate macia  cortada em pedaços pequenos.  

 
Com a abóbora  cozida, use um espremedor para fazer o purê 

 

Dica: como a abóbora absorve muita água na hora de cozinhar é muito importante quando for fazer o purê retirar o excesso de agua, aperte bem a abóbora dentro do espremedor e segurando firme deixando escorrer todo o excesso de agua antes de começar a fazer o purê. Quando o purê de abóbora começar a sair, coloque em uma vasilha.  

 

Coloque em outra vasilha os três ovos e bata-os com um garfoDepois de misturar os ovosadicione o purê de abóbora 

 

Acrescente agora o mel, a baunilha, a quinoa 

 

Antes de acrescentar 1 colher de sopa de óleo de coco, derreta-o em uma panela, ou 15 segundos no micro-ondas (isso é só para facilitar que o óleo se misture bem aos outros ingredientes, ele também da um gosto de coco maravilhoso a estas panquecas) 

 

Enquanto o óleo de coco derrete, acrescente um pouco de canela em pó e um pouco de gengibre moído (estas especiarias que dão um toque super especial a esta receita, vale a pena sempre ter elas em casa) 

 

Misture todos os ingredientes líquidos e entre aos poucos com o óleo de coco derretido 

 

Finalize acrescentando o fermento em pó. Misture bem.  

 

Numa frigideira antiaderente já aquecido coloque um pouco de óleo de coco e uma vez ele aquecido, usando uma concha pequena, coloque a massa de panqueca bem no centro da frigideira, deixe cozinhar por uns 3 minutos em fogo baixo, e quando você ver que ele começa a formar pequenas bolinhas na parte de cima, vire com cuidado e deixe acabar de cozinhar do outro lado, uns 2 minutos mais ou menosAgora é só repetir este processo até acabar a sua massa.  

 
Gosto de servir com frutas como morangos e bananas e mais um pouco de mel por cima. Para dar aquele crocante super necessário e deixar estas panquecas ainda mais saudáveis, gosto de acrescentar algumas castanhas do Para picadas.  Ai fica TOP! Aproveitem… 

 
Bom apetite! 

Foto: Divulgação / MF Models Assessoria
Foto: Divulgação / MF Models Assessoria