Como se posicionar no mercado com o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo

Como se posicionar no mercado com o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo

Estamos vivemos em tempos onde quase todos os processos de negócio e profissionais passam de alguma forma pela internet. O marketing, por sua vez, é uma das áreas mais influenciadas pela tecnologia. 

Isso porque, o meio digital fez esse recurso ser mais acessível para empresas e profissionais de todos os segmentos. O que também fez do Marketing Digital ferramenta obrigatória no dia a dia do mercado. 

Por isso, para se posicionar no mercado é preciso construir uma presença sólida na internet. 

Além disso, investir no Marketing Digital é uma forma mais efetiva e sólida de alcançar o maior número de pessoas e, assim, manter seu negócio ou carreira estáveis.

Por que investir no Marketing Digital?

Ao contrário do que se pensava no passado empresas de todos os portes e profissionais de diversos níveis não só podem, como devem incluir um plano de marketing bem estruturado no seu dia a dia.

O Marketing Digital oferece diversas ferramentas em um só lugar que estimulam, dentre outras coisas, o estreitamento do relacionamento com o público. 

Por meio dele e de suas estratégias é possível agregar autoridade e relevância, o que contribui para uma imagem sólida da empresa ou profissional no mercado. 

Dentre as vantagens do Marketing Digital estão:

  • Visibilidade;
  • Autoridade no mercado;
  • Aumento de negócios fechados;
  • Custo-benefício;
  • Agilidade na implementação;
  • Segmentação do público.

Como prosperar através do Marketing de Conteúdo

Atualmente, pessoas e empresas não fecham negócio sem antes fazer uma ampla pesquisa na internet. Essa pesquisa consiste na busca por melhores preços, profissionais qualificados e, também, sobre problemas e como solucioná-los.

Sendo assim, é de extrema importância que empresas e profissionais ofereçam materiais informativos que respondam perguntas, supram necessidades e eduquem o público a respeito do nicho de atuação.

Isso porque, as pessoas e o mercado costumam valorizar as fontes de informação confiável. Portanto, é dessa forma que você consegue se estabelecer no mercado como autoridade na área, tornando-se, assim, a escolha de clientes e empresas na hora de fechar negócio. 

Essas circunstâncias fazem do Marketing de Conteúdo um dos principais pilares do marketing moderno.

Para usar essa estratégia você pode investir em diversos formatos, como:

  • Blogs;
  • Landing Page; 
  • E-book;
  • Webinar; 
  • Podcast;
  • Cases de clientes;
  • Redes sociais;
  • Infográfico; 
  • E-mail marketing;
  • Newsletter.

Como aplicar o Marketing de Conteúdo 

Criar uma persona 

Não adianta nada investir seu tempo e recursos para produzir materiais repletos de informações se você não sabe com quem está falando. 

Por isso, é importante analisar o seu público-alvo e saber por quem ele é formado para, assim, criar a sua persona. 

A persona, por sua vez, é uma representação fictícia do seu cliente ideal que irá representar o público-alvo como um todo.

Para fazer isso, é preciso observar qual é a predominância do seu público. 

Sendo assim, considere algumas informações:

  • gênero;
  • idade;
  • escolaridade;,
  • cargo;
  • hobbie;
  • estado civil;
  • Entre outros. 

Depois de levantar as informações anteriores se faça as seguintes perguntas:

  • Quais as redes sociais mais utilizadas pelo meu público?
  • Em quais horários?
  • Quanto tempo eles passam navegando pelas redes?
  • Como interagem em cada uma das redes sociais?

A partir dessas perguntas você saberá quais conteúdos fazer e quais formatos e veículos utilizar para falar com as pessoas certas.

Ganhar a confiança do seu público

Como dito anteriormente, uma das maiores vantagens do Marketing de Conteúdo é conferir à empresa ou profissional o status de referência no mercado.

Para construir uma relação de confiança com o seu público e, assim, ser considerado uma autoridade na área, fique atento as seguintes dicas:

Faça testes

Nenhuma estratégia nasce perfeita, ela é aperfeiçoada ao longo do caminho. Isso não é diferente no Marketing de Conteúdo.

Você vai perceber que quando colocar as suas estratégias em ação ajustes e mudanças de curso precisarão ser feitas. A boa parte da internet é que essas mudanças podem ser feitas rapidamente, bem como a análise de resultados em tempo real. 

Esteja presente na vida das pessoas

Saiba onde encontrar o seu público e garanta que seus conteúdos atendam a diferentes necessidades dentro do processo de decisão. 

Funil de vendas

É por meio da técnica do funil de vendas que você poderá cumprir o item anterior. Isso porque, o funil de vendas determina o tipo de conteúdo que precisa ser feito para cada momento do processo de decisão. 

Ele é dividido em três partes:

  • Topo do funil: Aqui serão produzidos a maioria dos conteúdos para as fases de aprendizado e reconhecimento, quando a pessoa ainda não sabe que possui um problema e precisa entender as suas necessidades. Sendo assim, os conteúdos serão mais amplos, sem falar de você ou da sua empresa. 
  • Meio do funil: Está ligado à fase de consideração. Aqui, a pessoa já identificou o problema e começa a procurar por soluções para solucioná-lo. Assim, você deve produzir conteúdos sobre isso, podendo ou não mencionar o seu trabalho e empresa, mas ainda de forma sútil.
  • Fundo do funil: Agora é chagada de tomar uma decisão, ou seja, de escolher a melhor empresa ou profissional para resolver o problema. Sendo assim, chegou a hora de falar diretamente sobre você ou sua empresa.

Outras formas de fazer Marketing Digital

Além do Marketing de Conteúdo existem outras formas de se posicionar no mercado por meio da internet. 

Entre elas estão:

  • Redes Sociais: Principal recurso utilizado em estratégias de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo. Essas plataformas permitem com que você converse diretamente com o seu público e publique seus materiais.
  • Links patrocinados: Essenciais para quem procura por resultados rápidos. Por meio dele, você compra espaços de publicidade nos sites, principalmente, no topo do Google.
  • Email marketing: Importante para a captação e fidelização de clientes. Aqui você irá disparar emails com informações e ofertas diretamente para seus contatos.
  • SEO: Conjunto de estratégias que otimiza conteúdos para que eles apareçam no topo das páginas de resultados nos motores de busca, como o Google. 

Esse último deve fazer parte do seu trabalho com Marketing de Conteúdo, pois é ele quem vai fazer com que as pessoas realmente vejam o que você está produzindo.

Por exemplo:

Imagine que você é um dentista e quer fazer com que muitas pessoas leiam seus textos sobre implantes dentários. Sendo assim, você tem que fazer com que esses conteúdos sejam os primeiros que elas vejam quando pesquisarem por termos, como “implante dentário valor” e “implante de dente valor”.

Para fazer isso você deve aplicar as técnicas de SEO que farão com que os mecanismos de busca do Google considerem o seu conteúdo como relevante. 

Continue estudando!

Como você viu existem diversas formas de fazer marketing na internet. Esse meio está  em constante transformação, por isso, é necessário que você continue estudando-o para encontrar e criar novas oportunidades no mercado. 

 Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal.

Redação Tutube

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