Como usar o Marketing de Conteúdo nos negócios

Como usar o Marketing de Conteúdo nos negócios

A internet está presente em nossos dias e cada vez mais ela vêm transformando nossos hábitos, seja para comer, viajar, estudar, trabalhar ou até mesmo conversar.

Além disso, ela é o principal meio de pesquisa no mundo, cerca de 3,5 bilhões de pesquisas acontecem todos os dias no Google.

Isso ocorre devido aos usuários tentarem resolver suas dúvidas e problemas, e junto a solução, temos os produtos e serviços. Por isso, estar presente ou não no universo digital não é mais a questão, e sim, como.

Com o número de pesquisas em constante aumento, surgem novas demandas em diversas áreas, as empresas que entenderam e investiram no Marketing Digital estão faturando de forma exponencial, principalmente aqueles que compreenderam o papel do Conteúdo nessa estratégia.

Mas, afinal, você sabe o que é Marketing de Conteúdo? 

Confira agora e descubra o poder dessa estratégia para melhorar os seus resultados.

O que é Marketing de Conteúdo?

Eu não te conheço, mas sei que já deve ter lido pelo menos um conteúdo essa semana. Isso, como já falamos anteriormente, é um hábito cada vez mais comum.

Para alguns a estratégia de aproximar o consumidor por meio de conteúdos é nova, mas a verdade é que essa estratégia já existia antes mesmo do surgimento da internet.

Um dos seus primeiros sinais, aconteceu lá em 1885, onde o ferreiro John Deere, dono de uma montadora fundou a revista “ The Furrow” com dicas sobre a área rural.

Atualmente, o marketing de conteúdo é um dos meios mais seguros de aumentar a autoridade da sua marca no mercado e de concorrer diretamente com grandes empresas.

Basicamente, a estratégia torna-se essencial, pois ela tem como objetivo aproximar o público alvo do seu negócio, com esforços e investimentos que são acessíveis a todos os tipos e tamanhos.

Basicamente, o Marketing de Conteúdo procura criar estratégias que eduque o cliente a querer fazer negócio com ele, ao invés de “empurrar” um produto, como muitas da vezes acontecia no Marketing Tradicional.

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

Como já falamos anteriormente, o Conteúdo está presente no dia-a-dia de todos, e porque não aproveitar isso como uma vantagem competitiva?

E foi pensando nisso que o Marketing de Conteúdo foi sendo construído. Não é uma fórmula exata, que funciona para todas as empresas, a estratégia é construída de acordo com o ramo e com o público – alvo. Justamente, porque ela irá conectar o problema do seu cliente com a sua solução. 

Por exemplo, uma clínica odontológica que possui um conteúdo sobre clareamento dental, poderá exibi-lo toda vez que uma pessoa pesquisar por clareamento dental valor.

No entanto, para que isso aconteça é preciso investir em uma boa estratégia para gerar mais autoridade e visibilidade pro seu site nos buscadores, como o Google. 

Veja agora, como aplicar a estratégia no seu negócio. 

A estratégia na prática

Vale mencionar que o Marketing de Conteúdo não é apenas escrever textos, mas um conjunto de estratégias. Veja agora quais são elas!

Quem é o seu público?

O primeiro passo de toda a estratégia é entender quem é o seu público alvo. Para auxiliá-lo no processo de compreensão, você pode tentar responder os seguintes pontos:

  • Qual é a idade?
  • Sexo
  • Formação educacional?
  • Qual o poder aquisitivo?
  • Classe social
  • Onde eles estão?
  • Quais são os seus hábitos de consumo?

Após entender isso, está na hora de definir o seu Persona, diferente do público-alvo o persona é um “desenho” do seu cliente ideal. Ele é um personagem fictício, mas com características reais dos seus clientes.

Persona serve para guiar toda a estratégia, pois, todas as peças deverão direcionadas para atrair e converter esse persona, é uma das maneiras de segmentar o seu público e ser ainda mais assertivo.

Em outras palavras, enquanto o estudo do público-alvo trás um panorama de quem são os potenciais clientes, e o persona é uma direção mais específica e crucial.

Afinal, conseguimos interagir com mais tranquilidades quando conhecemos a pessoa a mais tempo, do que o contrário, não é mesmo? 

Essa é a mesma lógica do Marketing, quanto mais você souber sobre o seu público, melhor será.

Invista em um Site e Blog

Um ponto indispensável para o Marketing Digital e de Conteúdo, é a criação de um site e um blog.

Os dois são as bases da estratégia, é por meio deles que toda a estratégia será aplicada. Imagine que você tenha decidido vender camisetas, mas você não tem um espaço físico para exibi-la e nem um site.

Como você irá vender seus produtos se ninguém os conhece? O site será como sua loja física ou como cartão de visita, é por meio dele que o público poderá “julgar” a qualidade e credibilidade dos seus produtos.

Por isso, investir em um site que seja responsivo e amigável, é um passo fundamental para que obtenha sucesso em sua estratégia.

Além disso, é importante ter um blog, que possua conteúdos relevantes para a sua área de atuação. Pois é por meio dos seus conteúdos que o público irá se aproximar e se relacionar com sua marca.

Vale mencionar, que os conteúdos podem ser diretamente ou indiretamente relacionados com sua área. Pode apostar e, conteúdos com assuntos correlacionados, mas o mais importante é não criar apenas conteúdos que promova a sua marca, ou que fale dos seus preços ou valores.

Deixe esse tipo de conteúdo para o momento em que o usuário tiver real interesse no seu produto/serviço. Lembre-se que o blog é um dos principais meios para esclarecimento de dúvidas, leve sempre e consideração a intenção de busca ou navegação desse usuário.

Por exemplo, uma pessoa que está procurando por “quanto custa um implante dentário” possui uma intenção de busca diferente de uma pessoa que pesquisa por, “implante dental ou prótese?”. Enquanto o primeiro exemplo a pessoa já sabe o qual o procedimento deseja, o segundo ainda está na fase de consideração e escolha do procedimento.

Percebe que, mesmo sendo sobre o mesmo assunto, cada pessoa terá uma resposta diferente?

Por isso, é tão importante considerar a intenção de busca no momento que criar o conteúdo.

Redes sociais como estratégia

Assim com o blog, as redes sociais também possuem um papel essencial na propagação de conteúdo e aproximação do público.

Ela é uma excelente ferramenta para a construção e visibilidade da marca. Contudo, também deve ser considerado a intenção de navegação do usuário, geralmente, as redes sociais estão ligadas a entretenimento, por isso, vale criar conteúdos interativos.

Email marketing, uma ferramenta que não morreu!

Ao contrário do que muitos pensam, o email marketing não morreu. Sabemos que é uma estratégia antiga, mas continua sendo efetiva e “barata”.

O email é um canal direto e personalizado com o usuário, por isso costuma ser tão efetivo em diversas etapas da estratégia de Marketing de Conteúdo.

Mas, vale ressaltar que, o disparo deve ser realizado apenas para aqueles que ofereceram o email para a sua marca ou que trocaram em troca de uma informação, pois quando isso 

não acontece, a taxa de rejeição pode ser absurdamente elevada e pode prejudicar a visibilidade da sua marca.

Por isso, nunca compre base de email!

Invista em Marketing de Conteúdo

Nesse conteúdo você conferiu passos práticos para implementar a estratégia de Marketing de Conteúdo.

Além disso, vimos a importância de entender quem é o público alvo e quais são os pontos relevantes para a criação de conteúdos.

Não tenha medo de investir em Marketing de Conteúdo, ele é extremamente funcional quando planejado de maneira correta. Mas, caso possua dúvidas não hesite em procurar um profissional da área.

Invista em Conteúdos e abra portas para novas oportunidades!

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Clínica Ideal.

Redação Tutube

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