Acidente com equipe do Chapecoense mata 75 na Colômbia
Ao menos 75 pessoas morreram na madrugada desta terça-feira, 29, após um acidente aéreo que levava a delegação da Chapecoense para Santa Cruz de La Sierra, na Colômbia. A viagem acontecia para a primeira fase da final da Copa Sul-Americana, na qual o time catarinense iria disputar contra o Atlético Nacional.
A queda do avião aconteceu em La Unión, região de Medellín, na Colômbia, e vitimou jornalistas que iriam cobrir o evento, jogadores da Chapecoense e parte da equipe técnica do time.
O voo da empresa Lamia, proveniente da Bolívia, transportava 9 tripulantes e 72 passageiros. Ao menos 22 jornalistas da Fox TV, da Globo, RBS e rádios estavam no voo.

SOBREVIVENTES
Entre os sobreviventes estão: o jornalista Rafael Hensel, da rádio Oeste Capital, os jogadores Alan Luciano Ruschel, Jackson Ragnar Follmann e a tripulante Ximena Suárez. Eles foram encaminhados para hospitais da região, alguns em estado grave. O goleiro Marcos Danilo Padilha foi resgatado e encaminhado, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu nesta manhã.
A esposa do lateral-esquerdo Alan, Amanda Ruschel, comentou em seu perfil no Instagram que o atleta está em estado estável. “Graças a Deus o Alan está no hospital, estado estável. Estamos orando por todos que ainda não foram socorridos, e força para todos os familiares”, escreveu Amanda Ruschel em seu perfil no Instagram.
REPERCUSSÃO
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, lamentou o acidente aéreo com a delegação da Chapecoense. Ele comentou que “hoje é um dia muito triste para o futebol”.
Em condolência às vítimas, a Confederação Brasileira de Futebol cancelou a final da Copa do Brasil, marcada para esta quarta (30). O jogo que aconteceria na Arena do Grêmio foi adiado e ainda não teve a nova data divulgada.
Em nota, o presidente da República Michel Temer informou que o governo colocou à disposição dos familiares “todos os meios” para poder colaborar e dar assistência neste momento. O Itamaraty e a Aeronáutica já foram acionados. Temer decretou ainda três dias de luto pelo acidente.
* mais informações a qualquer momento