Hoje é Dia: semana tem Dia dos Namorados e Corpus Christi

O Dia dos Namorados é a comemoração que abre a segunda semana de junho: no Brasil, o dia dedicado aos apaixonados é celebrado, desde 1948, em 12 de junho. Como o Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil, explicou, a origem da data é comercial: ela surge a partir de uma campanha publicitária encomendada pela extinta rede de lojas de departamentos Exposição Clipper, pensada em movimentar o comércio justamente em um período de desaquecimento do setor. Sem falar também que a data escolhida é véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho), que tem fama de casamenteiro. Entenda um pouco mais da história do Dia dos Namorados no Brasil:

E para falar de amor, resgatamos dois episódios de programas da TV Brasil que contam histórias sobre o sentimento e relacionamentos amorosos: em 2019, o Caminhos da Reportagem discutiu o amor em tempos de aplicativo, e como os flertes e olhares estão dando lugar às curtidas de fotos, mensagens instantâneas e ao “dar match”:

Já o Programa Especial, em 2014, contou histórias de amor de pessoas com algum tipo de deficiência, e como elas experimentam a sexualidade.

O 12 de junho também chama a atenção de todo o mundo para o combate ao trabalho infantil. A Agência Brasil trouxe dados de relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Unicef indicando que, pela primeira vez em 20 anos, o número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou – eram 160 milhões no ano passado. Os impactos físicos e psicológicos nas crianças e adolescentes submetidos a esta prática foi o tema desta entrevista que foi ao ar ano passado no Tarde Nacional, da Rádio Nacional da Amazônia. Ouça:

Em 13 de junho, mas de 2012, começava, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. Parte da cobertura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ainda está disponível no hotsite sobre a cúpula, cujo documento final foi adotado por 190 países.

Na semana, completam-se 50 anos da morte da atriz Leila Diniz (saiba mais na matéria da Agência Brasil). Pioneira no movimento que reivindicava a liberdade feminina, ela morreu em 14 de junho de 1972, aos 27 anos, vítima de um desastre aéreo. O De Lá Pra Cá, que dedicou um episódio à ela há dez anos, recorda que “a morte trágica e prematura causou comoção nacional e serviu para transformá-la em mito”. Assista:

Em um dia 14 de junho também aconteceu o fim da Guerra das Malvinas, travada entre a Argentina e o Reino Unido pelo controle das Ilhas Malvinas (Falkland) e encerrada em 1982. O programa Todas as Vozes, da Rádio MEC, recuperou a edição extraordinária, veiculada durante a transmissão de uma partida entre Flamengo e Grêmio pela Rádio Globo, anunciando a rendição argentina às tropas britânicas. A notícia foi lida pelo locutor Arildes Cardoso:

Neste ano, o Acre celebra 60 anos de elevação à categoria de estado. A lei que transformou o então território nacional em estado foi sancionada em 15 de junho de 1962, pelo então presidente João Goulart. Em 2021, o Tarde Nacional, da Rádio Nacional da Amazônia, trouxe o historiador e arqueólogo no Acre, Marcos Vinícius Neves, para falar sobre a história do estado:

Se vivo fosse, o escritor paraibano Ariano Suassuna faria 95 anos nesta quinta-feira (16). O talento do autor de livros como O auto da compadecida e A pena e a lei, que faleceu em 2014, é reverenciado neste episódio do Recordar é TV, da TV Brasil: no programa Os Mágicos, exibido pela antiga TVE em 1979, Suassuna conta histórias de sua infância e juventude, da inspiração para escrever O auto da compadecida e literatura:

Quinta-feira (17) também é dia sagrado para os católicos – é o Corpus Christi, que, em alguns estados e municípios, é considerado feriado – na maior parte do país, costuma-se decretar ponto facultativo no dia. O Corpus Christi (“corpo de Cristo”, na tradução do latim) é celebrado 60 dias após a Páscoa, rememora, de acordo com o catolicismo, a instituição da eucaristia pela transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo. As celebrações são conhecidas pelos famosos tapetes coloridos, por onde passam as procissões com a hóstia consagrada.

E no dia 17, serão 60 anos da conquista do bicampeonato mundial da Seleção brasileira, no Chile. O capitão Mauro Ramos ergueu a Taça Jules Rimet após a vitória do Brasil por 3 a 1 em cima da Tchecoslováquia (gols de Amarildo, Zito e Vavá, para o Brasil, e Masoput, para a Tchecoslováquia). O De Lá Pra Cá, da TV Brasil, trouxe histórias desta conquista, liderada pelo genial Garrincha. Assista a primeira parte do programa (clique para assistir a segunda e a terceira parte do episódio):

No sábado (18), o beatle Paul McCartney faz 80 anos, bem como são lembrados o Dia Nacional da Imigração Japonesa e o Dia do Orgulho Artista.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

12 a 18 de junho de 2022
12

Presidente José Sarney anuncia o lançamento do Plano Bresser, que congela os aluguéis e os salários (35 anos)

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – instituído em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho

Dia dos Namorados – comemoração extraoficial do Brasil desde 1948, que surgiu a partir de uma campanha publicitária encomendada pela extinta rede de lojas de departamentos Exposição Clipper, de São Paulo

13

Nascimento do compositor e regente paulista Antônio Lago (135 anos)

Início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 (10 anos)

Dia de Santo Antônio

14

Morte da atriz fluminense Leila Diniz (50 anos)

Nascimento da atriz fluminense Camila Pitanga (45 anos)

Termina a Guerra das Malvinas, com rendição dos argentinos (40 anos)

Dia Mundial do Doador de Sangue

15

Morte do instrumentista Artur de Souza Nascimento, o Tute (65 anos)

Acre é elevado á categoria de estado (60 anos)

Início da II Conferência de Paz, em Haia, na Holanda (115 anos) – Rui Barbosa, que chefiou a delegação brasileira, contestou a igualdade baseada na força e sustentou, no âmbito do direito internacional público, a igualdade dos Estados

Benjamin Franklin inventa o para-raios (270 anos)

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – comemoração instituída em 2006 pela Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos, que conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde

16

Nascimento do escritor paraibano Ariano Suassuna (95 anos)

Dia de Corpus Christi – data móvel

Bloomsday – instituído na Irlanda para homenagear o personagem Leopold Bloom, protagonista de Ulisses, de James Joyce. Em todo o mundo, é o único dia dedicado a um personagem de um livro

Dia Mundial da Tartaruga Marinha

17

Nascimento do estilista paulista Clodovil Hernandes (85 anos)

Nascimento da médica, educadora e política alagoana Lily Lages (115 anos) – primeira mulher titular de uma cátedra de medicina no Brasil e primeira deputada de Alagoas

Seleção brasileira de futebol masculino conquista o segundo título mundial no Chile (60 anos)

Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação – data instituída pela Resolução A/RES/49/115, de 30 de janeiro de 1995, da Assembleia Geral da ONU para marcar a data da adoção da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, estabelecida na cidade francesa de Paris, em 17 de junho de 1994

18

Nascimento do cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cinematográfico e ativista dos direitos dos animais britânico Paul McCartney (80 anos)

Nascimento do baterista fluminense Fê Lemos (60 anos) – fundador das bandas Aborto Elétrico e Capital Inicial

Nascimento do cantor paulista Sérgio Ricardo (90 anos)

Nascimento da cantora paulista Celly Campello (80 anos)

Nascimento compositor, cineasta e cantor paulista Sérgio Ricardo (90 anos)

Dia Nacional da Imigração Japonesa – comemorado por brasileiros, conforme lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005, para marcar a data da chegada ao Brasil do navio japonês Kasato-Maru, que aportou na cidade brasileira de Santos em 18 de junho de 1908

Dia Nacional do Tambor de Crioula

Dia do Orgulho Autista – comemorado para marcar a data da criação da Aspies for Freedom (Aspies pela Liberdade, em tradução do inglês), constituída em 18 de junho de 2004 e que se converteu na primeira instituição mundial a utilizar o termo “orgulho” relacionado ao autismo, com o fim de educar o público em geral sobre as questões relacionadas com o autismo

Dia Nacional do Químico

 

Publicação Agência Brasil – Read More