Metrô do DF ganha mosaicos em homenagem aos elementos de Brasília

A capital federal não seria a mesma sem a fauna e a flora características do cerrado, além de seus candangos – nome dado aos primeiros moradores da região, responsáveis pela construção da cidade.

Mosaicos da artista plástica Cida Carvalho em estação de metrô de Brasília – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para celebrar os elementos que compõem Brasília, a artista plástica Cida Carvalho, em parceria com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), inaugurou o projeto Arte nos Trilhos, composto por três painéis de mosaicos que ficarão expostos em estações do metrô de Brasília.

Os painéis ficarão instalados permanentemente nas estações, mas, durante 30 dias, serão realizadas visitas guiadas de escolas e grupos. O maior deles, com 18 metros quadrados (m²), ficará na estação central, no Eixo Monumental. Os outros dois painéis – um de 12 m² e outro de 8 m² – estão instalados nas estações das quadras 106 sul e 112 sul.

Durante 30 dias haverá visitas guiadas – Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o Governo do Distrito Federal, cerca de 130 mil pessoas transitam pelas estações onde as obras foram instalados. “Não é uma ideia nova, mas Brasília é uma cidade muito contemporânea e eclética. Merece e aceita muito bem obras artísticas. Nosso objetivo é presentear Brasília e seus habitantes nos seus 62 anos com arte e cultura”, disse Cida Carvalho, ontem (15), durante o evento de lançamento das obras.

Para o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, além do aspecto cultural, as obras adicionam valor social à rotina do brasiliense e dos turistas.

“O Metrô tem reforçado a cada dia seus laços com a cultura e a arte, abrindo as estações para receber os projetos de vários artistas. Em especial, estamos orgulhosos de fazer parte do projeto Arte nos Trilhos, por meio do trabalho primoroso de Cida Carvalho, que tem uma interface importante com a educação e a inclusão de mulheres com deficiência.”

Publicação Agência Brasil – Read More