Como cuidar melhor do corpo em tempo de pandemia

Como cuidar melhor do corpo em tempo de pandemia

Em tempos de pandemia o estresse provocado pelas notícias ruins e as mudanças bruscas na rotina causaram danos ao corpo e a mente. Sendo assim, o vírus por si só  não vem a ser o único dos perigos que ameaçam a nossa saúde. 

Tentar ajustar nossas rotinas dentro de casa ao mesmo tempo em que precisamos lidar com tempos atípicos pode trazer consequências mentais e físicas. Isso porque, manter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e trabalhar o equilíbrio emocional se torna muita coisa fazer ao mesmo tempo. 

A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar a se organizar e cuidar melhor da sua saúde emocional, física e bucal.

Saúde Mental

Durante momentos extremos, é natural nos sentirmos ansiosos, tristes e angustiados. Essa verdadeira montanha-russa de emoções pode mexer com a cabeça de qualquer um. 

Assim, mesmo aquelas pessoas que não acreditavam muito na importância de cuidar da mente, acabaram por ser obrigados a se voltar para essa parte da nossa saúde. 

Diante dessas circunstância é importante prestar atenção nas seguintes dicas: 

Regule as notícias que chegam até você

Se manter antenado sobre o  mundo a nossa volta é sempre importante. Entretanto, as informações que chegam até nós nem sempre vem para o bem. 

Isso acontece porque quando somos bombardeados por notícias ruins o tempo todo ficamos com a sensação de que nada vai bem, como se o mundo estivesse prestes a desabar.

Por isso, é importante que você separe momentos determinados para se informar. Lembre-se que você não precisa ler e escutar notícias o tempo todo. 

Compartilhar notícias boas também é um forma de te ajudar e ajudar as outras pessoas a se manterem otimistas.

Redes Sociais 

Os brasileiros são um povo muito sociável, por isso, é difícil ser privado da convivência das pessoas de uma hora para outra. O isolamento social, por sua vez,  fortalece a sensação de solidão.

Para manter essa sensação o mais longe possível tente não se isolar completamente. Faça uso das redes sociais e plataformas de chamada de vídeo para se sentir mais próximo dos amigos e familiares. 

Procure Hobbies

Sabe aquelas atividades que nós levamos a sério tanto quanto o trabalho, mas fazemos só por diversão? Então, é completamente possível achar uma para ocupar a sua cabeça na pandemia.

Aprenda a tricotar, ache um novo game para jogar, comece a dançar na sala de casa. Enfim, qualquer coisa que te faça esquecer da realidade por um momento. 

Mantenha uma rotina

Essa dica parece  difícil, especialmente para quem está trabalhando e estudando em casa. No entanto, estabelecer uma rotina pode ser terapêutico, pois nos permite ter a sensação de controle. 

Então, faça uma lista de todos os seus afazeres, incluindo as horas de acordar e ir dormir e pausas para descanso. 

Em seguida, organize as atividades pela ordem de prioridade e pelo tempo que elas levam para serem feitas. 

Pronto, você já tem uma agenda para organizar o seu dia.

Saúde física

Quando nossa mente está equilibrada, nosso corpo também vai bem. Entretanto, há alguns cuidados específicos que são essenciais para fortalecer nossa saúde física. 

Alimente-se bem

Manter uma alimentação balanceada não é um hábito seguido à risca pela maioria das pessoas. No entanto, o isolamento social pode ser uma ótima oportunidade para evitar a tentação de comer doces, gorduras e outras besteiras em excesso.

Durante as refeições dê preferências por pratos mais leves a base de verduras, legumes e grelhados. Além disso, procure fazer a sua própria comida ao invés de ficar pedindo toda hora por delivery. 

Hidrate-se

Não se esqueça também de beber bastante água. Mantenha uma garrafa perto de você para ir bebendo ao longo do dia. 

Cuide bem do sono

Já é de conhecimento geral que a qualidade do sono está diretamente ligada à saúde do corpo. Por isso, fazer a manutenção dos horários em que você acorda e vai dormir é fundamental. 

Sendo assim, nada de trocar o dia pela noite. Não é porque você passa a maior parte da semana em casa que o sono regrado deve ficar de lado. 

Faça exercícios 

Acredite,  é possível manter-se em movimento dentro de casa. Por isso, essa é a hora de deixar a preguiça de lado e separar um momento do dia para dançar ou fazer outros exercícios, dos mais leves aos mais exigentes. 

Acompanhe profissionais que dão aulas completas pela internet ou use os itens da sua casa para se exercitar. O importante é não ficar parado. 

Saúde bucal

Cuidar da saúde da sua boca é outro hábito que precisa ser aprimorado na pandemia. Isso porque, as pessoas costumam negligenciar essa parte do organismo mesmo em tempos normais. 

Para garantir que a sua saúde bucal esteja em dia, tome as seguintes medidas:

  • Escove os dentes de duas a três vezes por dia;
  • Passe o fio dental;
  • Use o enxaguante bucal;
  • Evite doces e alimentos ácidos.

Visite o dentista

Essa parece ser uma dica arriscada diante das medidas de isolamento, mas, com a pandemia, muitos dentistas adoram a modalidade da teleodontologia. Assim, você pode fazer uma consulta com o seu dentista à distância, por chamada de vídeo. 

É importante mencionar, no entanto, que a teleodontologia só é permitida em casos específicos: 

São eles:

  • Trocas de informações e opiniões entre profissionais a respeito de um caso específico;
  •  Acompanhamento dos pacientes que já estejam em tratamento;
  • Orientação para determinar se é necessário o atendimento presencial imediato. 

Então, se o seu caso for mais grave, como a necessidade de extração de dente ou tratamento de canal, você precisará ir ao consultório presencialmente. 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal.

Redação Tutube

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