Mexicanos se despedem de Chaves no Estádio Azteca

Roberto Gómez Bolañoz (Reprodução Internet)
Roberto Gómez Bolañoz (Reprodução Internet)

O corpo de Roberto Gómez Bolaños deixou a sede da Televisa, emissora mexicana que o consagrou, rumo ao Estádio Azteca. Na tarde de ontem, o corpo do eterno Chaves e Chapolin havia deixa a residência em Cancún, litoral caribenho. O criador e intérprete dos famosos personagens Chaves e Chapolin morreu na sexta-feira (28), vítima de uma parada cardíaca, na casa onde vivia com a esposa Florinda Meza, atriz que interpretava a Dona Florinda no seriado que, no Brasil, está no ar há 30 anos pelo SBT. “Chaves” foi exibido em mais de 100 países. O Estádio Azteca tem capacidade para mais de 100 mil pessoas.

O ator estava aposentado havia dez anos, sempre passando férias em Cancún, mas depois que sua saúde ficou debilitada, tanto a parte respiratória quanto a mobilidade, Bolaños decidiu fixar residência no litoral caribenho. Era o mexicano com mais seguidores no Twitter, somando mais de 6,6 milhões de pessoas acompanhado suas postagens pela rede social – interatividade que gostava de realizar com muitas pessoas, incluindo brasileiros.

Após sua morte, a televisão mexicana emitiu mensagens de luto com um “Obrigado para sempre, Chespirito (seu apelido no México)”, como despedida a um artista que engrandeceu sua história com os personagens da vila do Chaves e as aventuras do heroico Chapolin Colorado. A rede de televisão Televisa solicita que as pessoas que forem ao velório deixem uma rosa branca sobre o caixão.

O SBT está transmitindo o cortejo fúnebre desde às 11h, quando entrou no ar o programa Domingo Legal, com Celso Portiolli. Na sequência, escalou Eliana para realizar o seu programa ao vivo, que é gravado, para poder acompanhar em detalhes os acontecimentos direto da capital mexicana. Carlos Nascimento é o âncora que comanda a transmissão. A repórter Magdalena Bonfiglioli foi enviada ao México para acompanhar ao vivo as celebrações.

Cortejo fúnebre até o Estádio Azteca (Reprodução/Televisa)
Cortejo fúnebre até o Estádio Azteca (Reprodução/Televisa)

 

HÁ 30 ANOS SBT EXIBE CHAVES

O criador do seriado Chaves (“El Chavo de Ocho”, nome original), o ator e comediante  Roberto Bolaños, agradeceu ao SBT por exibir o seriado durante 30 anos – a maior longevidade da televisão brasileira. O criador do Chaves morreu nesta sexta-feira, 28, em Cancún, no México. No tuíte, publicado em 11 de agosto deste ano, Bolaños ainda disse “amar os brasileiros”.

Personagem Chaves, interpretado por Roberto Bolaños (Divulgação)
Personagem Chaves, interpretado por Roberto Bolaños (Divulgação)

Passando por dificuldades respiratórias, entre outros problemas de saúde, Roberto Bolaños vivia isolado no litoral caribenho de Cancún. Pai de seis filhos do primeiros casamento (5 mulheres e 1 homem), Roberto Bolaños era casado com Florinda Meza desde 2004 – ela interpretava a Dona Florinda, mãe do Kiko, entre outras personagens femininas.

O SBT passou a exibir Chaves em 1984, assim como aconteceu em inúmeros países latino-americanos. Em muitas oportunidades, o SBT utilizou o seriado como trunfo da programação para tapar buracos ou alavancar a audiência. Em 13 de maio deste ano, o seriado Chaves chegou a bater a audiência de 17 programas do próprio SBT, registrando 9 pontos de audiência, perdendo apenas para a novela “Chiquititas” (12 pontos). Em diversas oportunidades, o curinga de Silvio Santos chegou a bater até mesmo os telejornais da Globo.

SBT exibe exposição inédita sobre Chaves no Memorial da América Latina

O SBT levou uma réplica do cenário da vila de Chaves até o pavilhão sobre o México, localizado no Memorial da América Latina, na Barra Funda. No local, mais de 15 mil pessoas já haviam passado pelo cenário. No espaço também foi instalado um telão com mais de 6 horas de exibição dos episódios de Chaves e Chapolin.

Redação

Tutube® foi fundado em 2008 pelo jornalista Hans Misfeldt. O site segue até hoje cobrindo o mundo da televisão, em especial Record e SBT. Acompanhe as notícias da TV no site Tutube® e o resumo das novelas. "Tutube", bem como sua logo, é uma marca registrada ® em nome de BMX3 COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. Todos os direitos reservados.