Concorrente do Ibope vai medir audiência de “tv a gato”

O GfK, instituto alemão que vai quebrar o monopólio do Ibope no que se refere a medição da audiência da televisão brasileira, além de medir a TV aberta pretende ultrapassar a fronteira dos assinantes legais da TV por assinatura, ou seja, o instituto vai medir também as ligações clandestinas de TV paga – os famosos “tv a gato” ou “gatonet”. A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez.

A empresa alemã, que receberá verba para suas operações de grandes emissoras do País (SBT, Record, Rede TV e Band), promete instalar peoplemeters (aparelhos que aferem audiência) em residências que tenham as ligações clandestinas pois “são uma realidade no país e não podem ser ignoradas pela pesquisa de audiência”.

Enquanto o Ibope não mede audiência nessas casas, para o instituto GfK não interessa qual a via receptora do sinal de TV e que não vai retirar a audiência da mostra nem denunciar os usuários ilegais, que somam 5 milhões de um total de 24 milhões de assinantes de TV por assinatura.

Peoplemeter, o aparelho medidor GfK (Divulgação)
Peoplemeter, o aparelho medidor GfK (Divulgação)

Redação

Tutube® foi fundado em 2008 pelo jornalista Hans Misfeldt. O site segue até hoje cobrindo o mundo da televisão, em especial Record e SBT. Acompanhe as notícias da TV no site Tutube® e o resumo das novelas. "Tutube", bem como sua logo, é uma marca registrada ® em nome de BMX3 COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. Todos os direitos reservados.