Concorrente do Ibope vai medir audiência de “tv a gato”
O GfK, instituto alemão que vai quebrar o monopólio do Ibope no que se refere a medição da audiência da televisão brasileira, além de medir a TV aberta pretende ultrapassar a fronteira dos assinantes legais da TV por assinatura, ou seja, o instituto vai medir também as ligações clandestinas de TV paga – os famosos “tv a gato” ou “gatonet”. A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez.
A empresa alemã, que receberá verba para suas operações de grandes emissoras do País (SBT, Record, Rede TV e Band), promete instalar peoplemeters (aparelhos que aferem audiência) em residências que tenham as ligações clandestinas pois “são uma realidade no país e não podem ser ignoradas pela pesquisa de audiência”.
Enquanto o Ibope não mede audiência nessas casas, para o instituto GfK não interessa qual a via receptora do sinal de TV e que não vai retirar a audiência da mostra nem denunciar os usuários ilegais, que somam 5 milhões de um total de 24 milhões de assinantes de TV por assinatura.
