Vendas da Black Friday ultrapassaram R$ 870 milhões

A Black Friday, conhecida no Brasil e nos EUA como a sexta-feira da economia, movimentou cerca de R$ 871,9 milhões, valor 48% superior ao registrado no ano passado. O levantamento foi realizado pela ClearSale (empresa responsável por análise de risco) e da Busca Descontos (que criou o site BlackFriday.com.br).

Segundo os números, os pedidos feitos pela internet somam quase 2,1 milhões. O site Reclame Aqui registrou mais de 12 mil queixas até o término da Black Friday. As reclamações mais comuns dos consumidores foram “problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras, maquiagem de preços, sumiço de produtos do carrinho virtual, problemas no pagamento e preços elevados de frete para ‘compensar’ os descontos”.

Produtos eletrônicos lideram Black Friday
Produtos eletrônicos lideram Black Friday

PRODUTOS MAIS COMPRADOS NA BLACK FRIDAY 2014

Como todo ano, os eletrônicos lideram a lista de produtos mais procurados – representando 42% do volume de vendas. Em segundo lugar ficam os artigos de esporte e lazer, com 15%, e, em terceiro lugar, os itens de informática, com 11%. O ranking apontou ainda que a procura por viagens chegou a 10,6% e por moda 7,3%. Os dados de vendas da Black Friday referente às lojas físicas ainda não foram computados.

RECLAMAÇÕES NO PROCON

O Procon estadual de São Paulo montou esquema especial para atender os consumidores durante toda a Black Friday. Em apenas 15 horas (até 10h20) foram registrados 527 atendimentos, sendo que a maioria foi feito pelo telefone 151 (149) e pela página do órgão no Facebook (204). No Twitter, foram 85 manifestações e no site do Procon 89.

As mais reclamadas são: B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), Saraiva, e Nova Pontocom (Pontofrio.com.br, casasbahia.com.br, e extra.com.br). Os principais problemas relatados, que representam 84% do total, foram sites intermitentes (falha na página), mudança de preço na finalização da compra e produto ou serviço anunciado indisponível.

“Apesar dos avanços, os resultados da madrugada mostraram que algumas grandes redes de varejo ainda não aprenderam com os erros de 2013. Respeitar o consumidor é obrigação das empresas. As companhias serão multadas pelas irregularidades cometidas”, destaca o diretor executivo do Procon-SP, Alexandre Modonezi.

Redação

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