Morre Roberto Manzoni, o Magrão, ex-diretor de Gugu e Silvio Santos

Morreu na data de hoje, 10 de novembro, o ex-diretor Roberto Manzoni, conhecido como Magrão. Confira a íntegra da nota do SBT divulgada há pouco:

Hoje, o Sistema Brasileiro de Televisão está mais triste. Perdemos um querido amigo e pioneiro da nossa caminhada: Roberto Manzoni, o Magrão, como era carinhosamente conhecido em todo o meio televisivo. Ele tinha 74 anos.

Colega respeitado, profissional ímpar, amigo zeloso e carinhoso, assim era Roberto Manzoni. O início de carreira se deu no final da década de 60, quando tornou-se operador de VT na TV Excelsior, e logo migrou para a sede paulista da TV Globo, na Rua das Palmeiras, em São Paulo. O apelido, contava divertidamente que adquirira nesta fase: “era uma fase de muito trabalho, e pouco tempo pra me alimentar, então, todo mundo me que se referia a mim, dizia: olha, fala com aquele magrão lá do VT… e o apelido pegou!”

O assaz desempenho e a vocação para o meio, levaram-no a ser contratado para coordenar a edição de programas na Marca Filmes (empresa comercial do Grupo Silvio Santos) e na Publicidade Silvio Santos, produtora que era responsável pelo Programa Silvio Santos para as redes Globo e Tupi. Em rápida ascenção, tornou-se produtor e diretor de programas, tendo dirigido os primeiros anos do sucesso Domingo no Parque, mantendo sempre a mesma simplicidade e humildade que lhe foram inerentes durante toda a vida.

No final da década de 70, torna-se diretor de programação da TVS Rio, canal 11 do Rio de Janeiro e, posteriormente, com a formação do SBT em 81, manteve-se no cargo, implantando e ajustando a grade nos primeiros anos da emissora.

Em 1987, Magrão assume um novo desafio, e inicia uma parceria que duraria mais de 15 anos: ao lado de Gugu Liberato, deu cara nova ao já bem sucedido Viva a Noite, criando quadros que marcaram a história da TV brasileira como o Rambo Brasileiro, Eles e Elas, Castigo do Dia, dentre outros. A parceria de sucesso levaria Magrão a dirigir outros programas de Gugu como Super Paradão, Sabadão Sertanejo, Paradão, Sabadão e, em 1993, o Domingo Legal, onde a criatividade e a competência de Magrão e Gugu, fizeram deste um dos grandes marcos da TV, que permanece até os dias atuais como uma das mais bem sucedidas e queridas atrações do público que assiste televisão aos domingos, liderando a audiência e estando entre os preferidos do mercado publicitário.

Em 2007, após um breve período fora, Magrão retorna à casa para a nova versão de Viva a Noite, e em 2008 implantar e dirigir o primeiro ano do Novo Programa Silvio Santos, tendo sido escolhido pelo animador para conduzir a nova atração, pela autoridade na programação dominical da TV. No ano seguinte, uma nova parceria de sucesso é formada: Magrão e Celso Portiolli conduzem juntos respectivamente na direção e na apresentação a nova fase do Domingo Legal, que logo de cara, agrada ao público e mantem a emissora lider na tradição de reunir a família brasileira para o almoço de domingo.

Magrão tambem teve seu próprio programa na TV Gazeta, e dirigiu atrações na Band. No SBT também esteve à frente na direção de Show de Talentos, Uma Hora de Sucessos, Sabadão com Celso Portiolli e a versão carioca de Sessão Premiada, entre outros. Além disso, não raro é encontrarmos profissionais que tornaram-se grandes expoentes do SBT e de outras emissoras, que passaram pela “Escola Magrão” de se fazer TV.

Para nós do SBT, a perda de Magrão causa imensa tristeza pela ausência que sentiremos do querido amigo, do confiável parceiro e do inspirador profissional. Sempre tinha uma divertida anedota pra contar no almoço, com seu jeito bonachão e risonho, uma presença leve, daquelas que a gente quer sempre ter por perto. Sempre tinha a solução para um irresolúvel problema. Sempre tinha um abraço para um delicado momento.

Toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão, seus amigos e colegas, prestam total solidariedade à sua esposa Mara e a seu filho João Gabriel, desejando que, neste difícil momento, Deus possa confortar seus corações.

Redação Tutube®